Anúncios
Muitas pessoas sonham em ter uma moto, seja pela sensação de liberdade, pela praticidade no trânsito ou simplesmente pela paixão por duas rodas.
Anúncios
No entanto, nem todas as motos são criadas igualmente quando se trata de consumo de combustível.
Algumas são verdadeiras “sedentas do asfalto”, consumindo bem mais gasolina do que você poderia imaginar.
Anúncios
É sobre isso que iremos abordar em profundidade, listando as 10 motos que mais consomem combustível.
O consumo de combustível é um fator-chave a considerar na hora de escolher sua moto, principalmente se você planeja usá-la diariamente para o trabalho ou para longas viagens.
Surpreendentemente, algumas das motos mais famosas e cobiçadas do mercado estão entre as que mais consomem.
Iremos revelar, em detalhes, quais são essas “sedentas do asfalto”, para que você possa fazer uma escolha informada e evitar surpresas indesejadas no posto de gasolina.
Além disso, neste texto, você também irá descobrir dicas práticas de como economizar na hora de abastecer, independente do modelo de moto que você possui.
Quer saber como extrair mais quilômetros de cada litro de gasolina? Estas dicas poderão te ajudar a poupar dinheiro e fazer sua moto rodar por mais tempo com menos combustível.
Portanto, prepare-se para conhecer as “vilãs” do consumo e descobrir como driblar este desafio.
Conhecendo as sedentas do asfalto
Vamos combinar que nada supera a sensação de liberdade que pilotar uma moto pode proporcionar, certo? Porém, nem tudo são flores quando o assunto é duas rodas.
Algumas delas têm uma fome voraz por combustível, que pode pesar no seu bolso. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar com isso!
1. Ducati Multistrada 1200
A Ducati Multistrada 1200 é uma verdadeira devoradora de combustível. Conhecida por sua potência e estilo agressivo, essa máquina pode fazer uma média de apenas 15km/l. A velocidade tem seu preço, não é?
2. Suzuki GSX1300R Hayabusa
A Hayabusa é uma lenda no mundo das motos e, com toda a sua velocidade, é natural que consuma mais combustível. Sua média de consumo é de 16km/l.
Contemplando mais devoradoras
3. Yamaha YZF-R1
A superesportiva da Yamaha, a YZF-R1, também não é das mais econômicas. Com média de 16km/l, pode exigir algumas visitas extras ao posto de gasolina.
4. Honda CBR 1000RR Fireblade
A CBR 1000RR Fireblade é outra que tem uma sede considerável por combustível. Assim como a Yamaha YZF-R1, ela faz em média 16km/l.
5. BMW S1000RR
A BMW S1000RR é conhecida por ser uma das motos mais rápidas do mundo, o que acaba refletindo no consumo de combustível. Ela faz uma média de 17km/l.
Mais algumas sedentas para a lista
6. Kawasaki Ninja ZX-10R
A Ninja ZX-10R é uma máquina potente, com um consumo médio de 17km/l. Suas visitas ao posto de combustível podem ser frequentes se você gosta de acelerar.
7. Aprilia RSV4
A italiana Aprilia RSV4 é outra que faz jus à sua potência com um consumo médio de 17km/l.
8. Honda VFR1200F
A Honda VFR1200F é uma moto que combina potência e conforto, mas o consumo pode ser um pouco salgado: média de 18km/l.
9. Suzuki GSX-R1000
A GSX-R1000 é outra superesportiva com média de 18km/l, reforçando que a velocidade e a performance têm um preço.
10. Triumph Daytona 675R
Por fim, temos a Triumph Daytona 675R. Apesar de ser a mais econômica desta lista, ainda tem um consumo médio de 18km/l.
Dicas para economizar combustível
Bom, já conhecemos as sedentas, mas e agora? Como fazer para diminuir o consumo de combustível? Aqui vão algumas dicas:
– Evite acelerações bruscas e desnecessárias;
– Mantenha a manutenção da sua moto em dia. Um motor bem cuidado consome menos;
– Opte por trajetos menos congestionados. Ficar parado no trânsito também consome combustível;
– Sempre calibre os pneus corretamente.
Lembre-se: pilotar com consciência e segurança é o mais importante. E aí, preparado para encarar o asfalto sem pesar no bolso? Aproveite a estrada e boa viagem!
Conclusão
Em suma, pilotar uma motocicleta pode proporcionar uma incrível sensação de liberdade, mas algumas motos, particularmente as superesportivas, podem ter um apetite voraz por combustível.
Modelos como a Ducati Multistrada 1200, Suzuki GSX1300R Hayabusa, Yamaha YZF-R1, Honda CBR 1000RR Fireblade, BMW S1000RR, Kawasaki Ninja ZX-10R, Aprilia RSV4, Honda VFR1200F, Suzuki GSX-R1000 e Triumph Daytona 675R, todos possuem uma economia de combustível média variando de 15km/l a 18km/l.
No entanto, existem maneiras de amenizar esse consumo. Evitar acelerações desnecessárias, manter a manutenção do motor em dia, escolher rotas menos congestionadas e manter os pneus corretamente calibrados são algumas das estratégias que podem ajudar a reduzir o consumo de combustível.
Conduzir com responsabilidade e segurança deve sempre ser uma prioridade, mas com algumas dessas dicas, você pode desfrutar da estrada sem pesar demais no bolso.
Links Úteis
Motorbiscuit – Motos com pior economia de combustível
Rideapart – Como economizar combustível em uma moto
Bennetts UK – Como melhorar a eficiência de combustível da sua moto